terça-feira, 31 de março de 2009

O PONTO DE VISTA HUMANISTA


Os psicólogos orientados humanisticamente estão unidos por um objetivo comum: desejam humanizar a psicologia. Isto é, querem fazer da psicologia o estudo daquilo “que significa estar vivo como ser humano”. Eles têm origens diversas e variam consideravelmente em suas teses individuais. Mesmo assim, a maioria dos psicólogos orientados humanisticamente participam das seguintes atitudes gerais.


1. Embora os cientistas do comportamento tenham que adquirir conhecimento, seu objetivo principal deve ser o de servir. Os psicólogos devem ajudar as pessoas a compreenderem-se e desenvolverem-se até o máximo de sue potencial. Devem visar à expansão e ao enriquecimento das vidas humanas.

2. Os cientistas do comportamento devem estudar os seres humanos vivos como um todo, em vez de compartimentalizar o funcionamento em categorias, tais como percepção, aprendizagem e personalidade (observe-se influência da Gestalt).

3. Os problemas humanos significativos – inclusive a responsabilidade pessoal, objetivos de vida, engajamento, auto-realização, criatividade, espontaneidade e valores – devem ser o objeto das investigações psicológicas.

4. Os cientistas do comportamento deverão focalizar sua atenção na consciência subjetiva (o modo como as pessoas visualizam suas próprias experiências), uma vez que a interpretação é fundamental em toda atividade humana (essa ênfase também reflete a influência da psicologia da Gestalt).

5. Os cientistas do comportamento devem esforçar-se por compreender o individual, o excepcional e o imprevisível, assim como o geral e o universal. Em contrapartida, os psicólogos psicanalistas, neobehavioristas e cognitivistas interessam-se mais por descobrir as leis gerais do funcionamento.

6. OS métodos específicos que os cientistas do comportamento adotam devem ser secundários aos problemas que estes decidem estudar. Assim, os psicólogos humanistas empregam muitos tipos de estratégias de pesquisa: Métodos objetivos, estudo de casos individuais, técnicas introspectivas informais e, mesmo, a análise de obras literárias. Pois os psicólogos humanista, acreditando que a consciência intuitiva e uma fonte válida de informação, não hesitam em confiar em sua próprias impresões e sentimentos subjetivos.


Visão Humanista.

Objetivo:

Questões a respeito da pessoa integral, da experiência humana subjetiva e de problemas humanos significativos; o extraordinário e o individual, bem como o comum e o universal.

Principal Finalidade:

Primariamente, serviços e enriquecimento da vida; secundariamente conhecimentos.

Métodos de Pesquisa Preconizados:

A consciência intuitiva do observador é considerada importante. São aceitáveis todos os procedimentos – os métodos objetivos, a introspecção informal, o estudo de casos, a análise literária etc.

População Estudada:

As pessoas.

Trecho do livro "Introdução À Psicologia", de Linda L Davidoff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário